Dois comboios da rede Rodalies descarrilaram esta terça-feira na Catalunha, na sequência do forte temporal que tem atingido a região, provocando a interrupção de várias ligações ferroviárias. As ocorrências registaram-se nos troços entre Maçanet-Massanes e Tordera, na província de Girona, e entre Gélida e Martorell, nos arredores de Barcelona.
O primeiro acidente envolveu uma composição da linha RG1, que descarrilou entre Tordera e Maçanet-Massanes após colidir com uma rocha caída sobre a via férrea, segundo informação da Adif ao portal Elnacional.cat. Na sequência do incidente, a circulação ferroviária foi temporariamente suspensa neste segmento, bem como na linha R1, no mesmo troço.
Apesar de não se terem registado feridos, os dez passageiros que seguiam no comboio tiveram de ser resgatados pelos bombeiros. A Renfe alertou para possíveis paragens prolongadas e para o aumento dos tempos de viagem nas zonas afetadas, enquanto equipas técnicas da Adif se deslocaram ao local com o objectivo de remover os detritos e restabelecer a normalidade da circulação.
Este é já o terceiro acidente ferroviário ocorrido em Espanha nos últimos dias. Anteriormente, no troço entre Gélida e Martorell, a queda de um muro de contenção sobre a linha férrea atingiu um comboio, provocando pelo menos 20 feridos, seis dos quais em estado grave, além da morte de um dos maquinistas.
Estes episódios somam-se a outro grave acidente registado recentemente no país, no qual mais de 40 pessoas perderam a vida, após a colisão e descarrilamento de dois comboios de alta velocidade nas imediações de Adamuz, em Córdoba.
