IPMA coloca litoral do Minho sob aviso vermelho devido a forte agitação marítima
Depressão Ingrid provoca ondas até 12 metros e agrava condições meteorológicas na região
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o litoral do Minho sob aviso vermelho, o mais elevado da escala, devido à forte agitação marítima provocada pela passagem da depressão Ingrid. Paralelamente, mantém-se em vigor um aviso laranja para queda de neve, que se prolonga até sábado.
Atualmente, a região encontra-se sob aviso laranja devido à previsão de ondas que poderão atingir os 12 metros de altura máxima. No entanto, a situação irá agravar-se nas próximas horas.
Aviso vermelho entra em vigor na madrugada de sábado
O aviso laranja mantém-se até às 03:00 de sábado, altura em que as condições meteorológicas se tornarão ainda mais severas, levando o IPMA a elevar o alerta para aviso vermelho, que estará ativo até às 19:00 do mesmo dia.
Segundo o instituto, são esperadas ondas de noroeste com sete a nove metros de altura significativa, podendo alcançar 15 metros de altura máxima, representando um risco elevado para a navegação, zonas costeiras e atividades marítimas.
Neve acima dos 600 metros com acumulações significativas
No que diz respeito à queda de neve, o Minho ficará sob aviso amarelo já a partir desta noite, entre as 21:00 e as 06:00. A situação irá agravar-se novamente na sexta-feira, passando a aviso laranja entre as 00:00 e as 07:00 de sábado.
A previsão aponta para queda de neve acima dos 800 a 1.000 metros, com a cota a descer ao longo do dia para os 600 a 800 metros. O IPMA antecipa acumulações entre 20 e 30 centímetros nas zonas mais elevadas.
Chuva intensa e vento forte agravam cenário meteorológico
Antes disso, já na quinta-feira, os distritos de Braga e Viana do Castelo estarão sob aviso amarelo devido à precipitação, que poderá ser por vezes forte, entre as 15:00 e as 21:00.
A partir desse período, entra em vigor um novo aviso amarelo para vento forte, com rajadas que poderão atingir os 75 km/h, mantendo-se até às 03:00 de sexta-feira.
As autoridades apelam à adoção de medidas preventivas, sobretudo junto à orla costeira e em zonas montanhosas, face ao agravamento das condições meteorológicas previsto para os próximos dias.
