Colisão ferroviária na Espanha envolve dois cidadãos portugueses!


Pelo menos dois cidadãos portugueses estiveram envolvidos no acidente ferroviário registado no sul de Espanha, que provocou o descarrilamento de dois comboios e causou, até ao momento, 39 vítimas mortais.

De acordo com informações prestadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), uma das pessoas afetadas é uma mulher de nacionalidade portuguesa que já recebeu assistência médica e se encontra recuperada em casa.

O MNE confirmou igualmente a identificação de um segundo cidadão português entre os envolvidos na ocorrência, sinalizado pelas autoridades espanholas, embora não tenham ainda sido divulgados pormenores sobre o seu estado de saúde.

As autoridades portuguesas estão a acompanhar de perto a situação, em permanente articulação com as entidades espanholas, assegurando o apoio consular necessário aos nacionais afetados pelo acidente.

Numa fase inicial, o Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha indicado não ter conhecimento da existência de cidadãos portugueses entre as vítimas, informação que foi posteriormente atualizada.


O sinistro envolveu um comboio de alta velocidade da Iryo, que realizava a ligação entre Málaga e Madrid com aproximadamente 300 passageiros, e um comboio Alvia da Renfe, que seguia no sentido Madrid–Huelva, transportando 184 pessoas.

Segundo as informações divulgadas, várias carruagens do comboio Iryo descarrilaram, atravessaram para a linha adjacente e invadiram a via contrária, onde acabaram por colidir com o Alvia, que circulava em sentido oposto.

Na sequência do embate, as duas primeiras carruagens do comboio da Renfe precipitaram-se por um talude com cerca de quatro metros de altura, situação que complicou as operações de socorro e o acesso ao local do acidente, de acordo com declarações do conselheiro andaluz da Presidência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem